17/06/07

culpados pela pobreza

Em uma discussão sobre catástrofes sociais no Estados Unidos aprendi que todas são decorrentes das virtudes daquele país. Sua constituição , seu modo de ver o cidadão que tem o direito até de se defender do próprio governo , certamente conseqüência da necessidade de combater o império britânico. Mas ai a discussão descambou para argumentos que questionavam se o" bem "dos Norte Americanos era decorrente da miséria de outros países .Sobre isso transcrevo o seguinte texto.

Texto de Huáscar Terra do Valle
advogado e escritor


As frustrações da vida represam o ódio das pessoas, que buscam maneiras de se expressar. Movimentos de massa, como nazismo, comunismo, terrorismo e muitas religiões, como o Islamismo, oferecem a estas pessoas oportunidades de dar vazão a este rancor sufocado no peito, que rói suas mentes e as leva a verdadeira paranóia. Sofrem principalmente com o sucesso de outras pessoas (ou de outros países) e dedicam sua vida a destruir as pessoas ou nações objeto de sua inveja. Só assim conseguem aliviar o tormento da percepção da própria insignificância. Na esteira desta patologia vêem as teses comunistas que seduzem as massas, como as de que os países ricos são culpados pela pobreza de outros países, que o Brasil é colônia dos Estados Unidos.
São esses represamentos doentios de ódio que levam as pessoas a abraçar uma causaqualquer causae, por ela, até sacrificar a própria vida, como ocorreu com os camicases árabes que perpetraram os covardes ataques a New York e a Washington.

Silvio D'Amico