13/07/07

uma mente perturbada

Este texto é de Frei Betto. Publicado em um site do UOL (amai-vos)
Descrevendo os Incas , disse:

"Em todo o reino, que se estendia do  Equador ao Chile, as mais belas meninas de 8 e 9 anos eram enclausuradas em  caráter perpétuo, dedicadas a confeccionar vestuários e utensílios domésticos.  Algumas, após os 16 anos desposavam nobres ou eram somadas às concubinas do  imperador. Outras, sacrificadas ao deus Sol em cerimônias religiosas. Um  terceiro grupo permanecia a vida toda segregado do convívio social."

O texto continua com dados geográficos e um pouco de historia (não bem contada). O que me incomodou foi a conclusão absurda que este homem fez. Frei Betto termina seu texto assim:

"Se um dia existiu  a utopia evocada por Thomas Morus, Campanella e Marx, de uma sociedade em que  todos tinham seus direitos plenamente assegurados, sem dúvida foi em Machu  Picchu. Ali se trabalhava para o proveito comum, sem que houvesse salário e  pobreza. E quando os incas miravam o esplendor daquelas majestosas montanhas,  com suas íngremes encostas e profundos desfiladeiros, enxergavam mais do  que beleza natural. Viam ali a Pacha Mama, a Mãe Terra, de cujo seio  extraíam vida e a quem prestavam culto."

Um raciocínio doentio , para dizer pouco .
Que direito plenamente assegurado ? Crianças escravas, concubinas ou sacrificadas ao deus Sol, é direito ?

Silvio D'Amico