21/06/07

Quer o Bem ? Faça- o

Um possível código moral somente poderá ser absorvido e respeitado se for ensinado pelo exemplo de quem o sugere . Não espere , educando seu filho , no cumprimento de ordens comportamentais se você não aplicá-las em seus hábitos .Não espere de seus compatriotas, uma cidadania apenas estipulada em um pedaço de papel .
Quer o Bem ? Faça- o .
Demonstre a possibilidade de uma atitude correta . Encare a pobreza como uma condição humana , possível a todos , não como uma imposição do destino. Enxergue a necessidade da prática de seus ideais , para que eles venham a ser válidos.
Eu acredito que todos podemos distinguir o bem do mal . Talvez o sociopata não. Mas em geral , o ser humano sabe quando está agindo, como está agindo, qual o resultado de suas ações . Essa percepção moral existe mesmo se acreditarmos na famosa "Tabula Rasa" , que nos define como indivíduos vazios ao nascimento, e progressivamente portadores de conceitos morais. A introjeção das regras da moralidade seria impossível se o ser humano não tivesse uma disposição natural para apreendê-las. Há um instinto do bem e do mal, que pode ser aperfeiçoado (ou pervertido) pelo ensino e prática mas é natural e inato em todo ser humano.

Silvio D'Amico